terça-feira, 29 de julho de 2008

Roque Santeiro em breve nas telonas



Uma boa notícia para os fãs das novelas e dos filmes brasileiros. A novela Roque Santeiro, um marco de sucesso na TV brasileira dos anos 80, está sendo adaptada para o cinema.

O responsável por esta nova adaptação da peça de teatro "O Berço do Herói" de Dias Gomes para as telas grandes é o escritor de novelas Aguinaldo Silva, que já está trabalhando no texto. O filme será dirigido por Daniel Filho e por enquanto o elenco ainda não foi definido, nem a data do início das filmagens.

O texto delicioso de Dias Gomes conta a história de um escultor de santos que se transforma em herói cultuado por uma cidade inteira, após sua morte em um ataque de bandidos, à Igreja.

Tudo na cidade gira em torno deste herói, até que um dia, ele volta, vivo e muito rico para atrapalhar a vida de todo mundo.

Por sua crítica a Igreja e instituições políticas, a primeira tentativa de transformar a peça em novela, em 1975, foi barrada pela censura.

domingo, 27 de julho de 2008

Viagem ao Centro da Terra é pura diversão!



Um clássico da literatura, escrito por Júlio Verne, ganha uma nova versão, atualizada com tudo o que as novas tecnologias têm de melhor para oferecer.

Assim á Viagem ao Centro da Terra, dirigido pelo estreante Eric Brevig, o filme é exibido em 3D em algumas salas digitais e utiliza muito bem este recurso tecnológico, agora mais aperfeiçoado do que nunca, algo bem distante das tentativas anteriores e que acredito pode até virar uma tendência em Hollywood.

O roteiro conta a história do geólogo Trevor Anderson (Brendan Fraser), que procura pelo irmão desaparecido há 10 anos em uma pesquisa sobre vulcões, e que na tentativa de descobrir o que aconteceu com o irmão, acaba preso em uma caverna junto com o sobrinho Sean (John Hutcherson) e com uma guia local Hannah (Anita Briem).

Os três escalam um vulcão na Islândia onde acabam descobrindo que as histórias de Júlio Verne não eram ficção.

As surpresas no meio do caminho, o texto ágil e divertido, bem como a beleza dos cenários e efeitos fazem de Viagem ao Centro da Terra uma aventura irresistível, e programa de férias imperdível.

Para assistir comendo muita pipoca!

Clique aqui para conferir o trailer de "Viagem ao Centro da Terra"

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Lembra do Robocop? Ele também vai voltar...


O filme original conta a história de um policial que gravemente ferido em ação é reconstruído por uma empresa que vê na força policial uma nova alternativa de negócio lucrativo.

O Robocop de 1987 foi dirigido por Paul Verhoeven, baseado em um script original de Edward Neumeier e Michael Miner, o filme ainda receberia uma continuação Robocop 2 (1990) e até ensaiaria uma série de TV, que não fez muito sucesso e acabaria cancelada.

Pois a MGM resolveu trazer de volta a idéia, com estréia nos cinemas prevista para 2010. A direção ficará com Darren Aronofsky, do ótimo Pi. O roteiro está sendo escrito por David Self (Estrada para Perdição).

Trailer do novo filme de Jim Carrey já está na rede



Lá vem mais um filme com Jim Carrey. Baseado no livro homônimo de Danny Wallace, Yes Man conta a história de Carl Allen, um homem de personalidade difícil, que começa a perceber que perdeu muitas oportunidades na vida por responder sempre nâo.
Numa crise de consciência, Carl decide aceitar um desafio, dizer sim para tudo durante um ano inteiro.
Claro que em se tratando de Jim Carrey, essa virada repentina para o positivismo deve criar muito mais problemas do que soluções. No elenco também estão Zooey Deschanel, Bradley Cooper e Terence Stamp. A direção é de Peyton Reed

A estréia de "Yes Man" está prevista para 19 de Dezembro, nos EUA, e seu primeiro trailer já está disponível no Youtube. Basta clicar aqui para conferir.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Top Gun 2 a caminho?



Na onda de revivals e refilmagens que assola o cinema americano, uma sequência, anunciada pelo jornal britânico "The Sun", deve chamar atenção de quem tem saudades de um certo tipo de estética cinematográfica, muito comum na década de 80.

Em 86, o ator Tom Cruise, então com apenas 24 anos fazia o papel do piloto de caça Pete "Maverick" Mitchell em Top Gun, um filme que ficou mais marcado pelo seu visual, muito próximo ao dos comerciais da TV de então, do que pelo roteiro que contava a história de uma elite de pilotos de aviões de caça da Marinha dos EUA.

O filme foi dirigido pelo britânico Tony Scott, irmão do também diretor de cinema Ridley Scott e como este, com larga experiência no mundo dos comerciais e foi um grande sucesso de bilheteria, servindo para alavancar Tom Cruise ao estrelato.

Segundo o "The Sun", existe um grupo de executivos de Hollywood, que de olho no sucesso obtido por Indiana Jones 4, estaria agora manifestando o interesse em atualizar a história colocando Maverick como um instrutor da escola de pilotos que precisa bate de frente com a personalidade de seus alunos.

Embora algumas fontes já tenham associado Tom Cruise ao novo projeto, por enquanto não foi divulgado o nome de mais nenhum membro do elenco.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sex and the City



O seriado esteve na TV durante 6 temporadas, fazendo sempre muito sucesso e levantando uma boa dose ocasional de polêmica. Durante seu tempo de exibição, pudemos acompanhar as aventuras e desventuras de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) e de suas três amigas, Miranda Hobbes (Cynthia Nixon), Charlotte York (Kristin Davis) e Samantha Jones (Kim Cattrall).

Cada uma vivendo à sua maneira as alegrias e os dilemas da tão sonhada liberdade feminina, fomos presenciando estas quatro representantes de uma geração de mulheres que chegava aos trinta anos prontas para alcançar tudo aquilo que suas avós e mães sequer ousavam sonhar.

Quatro anos após o último episódio, retomamos a história, com Carrie Bradshaw no papel de narradora, observadora e personagem ao mesmo tempo, o filme começa relembrando, ou para quem não acompanhou o seriado, informando onde tudo terminou: Charlotte está casada e feliz com o marido e com a filhinha chinesa que adotou. Miranda também está casada com o barman Steve e tem um filho, Samantha está vivendo com Smith, um ator de Hollywood e Carrie continua como uma escritora de sucesso, em fase de namoro mais estável com Mr Big (Chris Noth).

Claro que sempre há espaço reservado para uma dose extra de frivolidades, jóias, acessórios, roupas e sapatos caríssimos, luxos aqui e ali justificam o orçamento de 65 milhões de dólares da produção e enchem os olhos de quem sempre curtiu o lado fashion da série em particular.

Dirigido por Michael Patrick King, o filme acerta no tom ao manter o mesmo clima do seriado. Sem entrar em muitos detalhes, para não estragar a surpresa de ninguém, o reencontro das amigas acontece, os conflitos vêm à tona e antes de chegar ao felizes para sempre, ainda existem muitas arestas a serem aparadas.

E pelo menos duas personagens iluminam a tela a cada aparição, a pequena Lily (interpretada pelas gêmeas Alexandra e Parker Fong), a filha de Charlotte e Louise (Jennifer Hudson), a assessora contratada por Carrie que está apenas no "início" de sua aventura em Manhattan, por assim dizer.

No final, o inevitável gancho para uma continuação; que por sinal já vem sendo devidamente costurada. Tomara que não demore muito para chegar.

domingo, 13 de julho de 2008

2 Dias em Paris


Quem assistiu aos excelentes "Antes do Amanhecer" e "Antes do Pôr-do-Sol", do diretor Richard Linklater, não deve estranhar muito este "Dois Dias em Paris", que marca a estréia da atriz Julie Delpy na direção.

Nos três filmes, que por sinal tiveram a participação direta de Delpy no roteiro, a idéia é a de mostrar um relacionamento entre um homem e uma mulher, onde a paisagem, mesmo que maravilhosa, não inspira e não impede que os dois expressem o tempo inteiro suas idéias, sem muito espaço para contemplações.

Só que se nos dois filmes de Linklater os diálogos são mais contidos, mostrando o casal interpretado por Julie Delpy e Ethan Hawke ainda naquela fase em que se busca mostrar ao outro apenas os nossos pontos positivos, reservando as neuras para quando a intimidade já estiver instalada.

Já em "2 Dias em Paris", o casal passou desta fase, vivendo em Nova York juntos há dois anos, a fotógrafa francesa Marion (Delpy) e o decorador americano Jack (Adam Goldberg) vão a Europa atrás de um pouco de romance, mas acabam tendo problemas e já no final da viagem, decidem passar dois dias em Paris, visitando a família.

O problema é que o passeio se mostra demasiado revelador, enquanto Jack começa a descobrir detalhes sobre a vida de Marion que até então desconhecia, o stress da viagem traz à tona defeitos que até então estavam muito bem escondidos.

Os diálogos, bem construidos, evidenciam ainda mais as diferenças e mostram uma visão ácida tanto do lado francês, quanto do americano; numa história onde ninguém tem razão, tudo está em desequilíbrio.

Piadinhas engraçadas aqui e ali completam a dose e tornam "2 Dias em Paris" ainda mais interessante e beirando o politicamente incorreto.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Fim dos Tempos - thriller polêmico de M. Night Shyamalan

O novo filme de M. Night Shyamalan, a exemplo de "A Vila", no Brasil recebeu um tratamento especial por parte da distribuidora, a opção foi de mantê-lo como um grande mistério até o momento de sua estréia e até mesmo as costumeiras exibições privadas para jornalistas e críticos deixaram de acontecer.

A idéia, que talvez tenha passado pela cabeça da distribuidora, era de que por se tratar de um material que já foi recebido com um certo estranhamento nos EUA e na Europa, o mistério serviria como marketing, evitando o massacre dos críticos e a perda de público que ele teoricamente causaria.

Mas a verdade é que não só não veio o massacre como nem a imaginada "fuga em massa"; pois o filme do cineasta indiano é bem melhor até do que a própria distribuidora esperava.

É certo que as produções de Shyamalan tem perdido espaço no coração dos críticos e que desde a unanimidade de "O Sexto Sentido”, mesmo se tratando de filmes criativos, com temas e formatos diversificados, têm recebido o mesmo tratamento da crítica: o linchamento impiedoso.

Mesmo seu filme mais recente, "A Dama da Água" recebeu críticas duras, embora se tratasse de uma interessante e criativa fábula sobre a criação das fábulas.
Em “O Fim dos Tempos” não existe só a vontade de contar uma história, mas também de mostrar a um grande público observações acerca do estado das coisas no mundo moderno.

E é esse lado crítico, que também deu a tônica a “Os Sinais” e “A Vila” que torna este novo trabalho tão especial.

Neste filme acompanha-se a luta pela sobrevivência de um professor de ciências vivido por Mark Wahlberg em uma situação completamente inusitada, tentando fugir do que inicialmente aparenta ser um estranho ataque terrorista com armas biológicas que provocam uma onda de suicídios em massa.

O suposto alvo inicial, a cidade de Nova York, se transforma em um caos, enquanto o tal terror vai se espalhando por todas as cidades da Costa Leste.

A mão do diretor pode ser sentida no clima de insegurança e suspense crescente, à medida que o tal professor e seu grupo vão avançando cada vez mais para o interior, sem encontrar nenhum lugar que não tenha sido afetado.

E suas influências como discípulo fiel do riquíssimo universo de Alfred Hitchcock se revelam, como na horripilante seqüência de suicídios que acontece em um centro urbano com o revólver de um policial.

“O Fim dos Tempos” pode não ser exatamente a obra-prima que todos esperavam de Shyamalan, ele mesmo andou declarando antes do lançamento de que se tratava de um “filme B” (termo usado para designar filmes de baixo orçamento) mas que com certeza entra em seu currículo como mais uma história intrigante de um cineasta que é um dos melhores de sua geração.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Rei Lear breve nas telonas


Anthony Hopkins encabeça um elenco que trará também Naomi Watts, Keira Knightley e Gwyneth Paltrow em uma mega-produção britânica que adapta o texto clássico de William Shakespeare "Rei Lear" para os cinemas.

O projeto foi anunciado em Maio, durante o Festival de Cannes e tem um orçamento de 35 milhões de dólares.

Por enquanto ainda não foi anunciado quem dirigirá o filme que começa a ser rodado em 2009 e tem lançamento previsto para 2010.