terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira



Este não é um filme fácil, daqueles que Hollywood despeja nos cinemas em doses cavalares, o tempo todo; pelo contrário, como quase toda a boa obra de arte foi feito para provocar, tirar o público de sua "zona de conforto" e arrastá-lo para testemunhar uma inacreditável fábula sobre a destruição da sociedade.

No trânsito caótico de uma grande cidade, um homem cria confusão ao ficar repentina e inexplicavelmente cego. Mas ao contrário da escuridão, ele passa a enxergar tudo branco, como se tudo ficasse inundado de luz.

Todas as pessoas com quem este primeiro doente tem algum tipo de contato pegam a doença, até o oftalmologista (Mark Rufallo) e a forma que o governo encontra para tentar conter a epidemia é isolar os doentes em um hospital desativado.

A esposa do oftalmologista (Julianne Moore) parece imune ao contágio e escolhe acompanhá-lo até o isolamento, que se torna cada vez mais caótico com a chegada, de um número cada vez maior de doentes.

Sem poder sair e sem ter a mínima idéia do que está acontecendo fora dos muros do hospital, a situação vai piorando e os doentes vão aos poucos perdendo seus últimos traços de humanidade.

Adaptação para o cinema do livro de José Saramago, este projeto pessoal de Fernando Meirelles é tão perturbador que tem provocado tanto no público quanto na crítica reações extremas que vão do amor ao ódio.

E já que se fala de visão, as câmeras entram e saem do foco constantemente e a iluminação recria uma cidade de São Paulo em tons ainda mais frios e acinzentados do que os reais.

Com um grande elenco internacional que inclui atores japoneses, canadenses, americanos e brasileiros, Ensaio Sobre a Cegueira é um produto muito bem acabado da globalização e mais um passo muito bem sucedido da carreira internacional do diretor brasileiro Fernando Meirelles.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Clássico "Moby Dick" ganha nova versão


Será bem difícil conseguir não pensar na adaptação clássica do livro, de 1956 com Gregory Peck no papel do atormentado Capitão Ahab, perseguindo seus próprios monstros na pele de uma misteriosa fera do mar.

Mas, "Moby Dick" recebe uma nova versão e, pelo que tudo indica, bem diferente da de John Huston. Com Timur Bekmambetov (Procurado) na direção, o novo projeto já está em fase de elaboração do novo roteiro por Adam Cooper e Bill Collage, que na tradição do diretor, devem adcionar um clima de Graphic Novel ao clássico.

Eu até gosto de novidades, mas não sei se quero ver arpões voando naquele efeito de "velocidade de bala", introduzido na Trilogia Matrix e tão copiado por filmes de ação desde então.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Rapsódia em Agosto (DVD)



Quando as tragédias de Hiroshima e Nagasaki completavam 45 anos, o diretor Akira Kurosawa resolveu recontá-las usando diversos ângulos diferentes.

Três gerações de japoneses estão ali representadas: os que viveram aquele momento terrível e o sentiram na pele, os que passaram por poucas e boas depois dele e, por conveniência, resolveram esquecê-lo, e aqueles que nunca tiveram qualquer contato com ele

Assim é "Rapsódia em Agosto", com belas imagens, o filme conta a história das férias de verão de uma família de japoneses, que decide deixar os filhos adolescentes com a avó, em uma fazenda próxima de Nagasaki, enquanto vai visitar um parente rico no Hawaii.
Os quatro adolescentes então, já criados com novos costumes, tomam contato pela primeira vez com a tragédia que se abateu sobre a região e mais especificamente sobre a família, no bombardeio de Nagasaki em 1945.

Os conflitos se intensificam quando o tal parente, um irmão da avó Kane (em interpretação brilhante da atriz Sachiko Murase), decide convidá-la a visitá-lo no Hawaii. Enquanto os adolescentes comemoram a idéia, a avó começa a reviver os dias de agosto de 1945, que mudariam para sempre sua vida.

Um maravilhoso e imperdível libelo anti-Guerra, que expõe dores que ficaram escondidas por muito tempo na alma japonesa.

Com um detalhe especial para os ocidentais, ver o galã americano Richard Gere esbanjando charme, enquanto diz a grande maioria de suas falas em japonês.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Elementar, meu caro Law!



A produção de uma nova versão para as velhas aventuras escritas por Sir Arthur Conan Doyle já vem sendo discutida há algum tempo.

Com um roteiro que mistura os livros clássicos com a história em quadrinhos, Sherlock Holmes, o filme, vai aos poucos tomando forma.

Guy Ritchie foi o escolhido para assumir a direção e Robert Downey Jr, recém re-lançado ao estrelato pelo sucesso de Iron Man, aceitou viver a personagem central da trama. Agora, de acordo com a revista Variety, quem acaba de assinar contrato é Jude Law, que assumirá o papel de Dr Watson.

Ainda não foram escolhidos os demais atores da produção, mas as filmagens já estão agendadas para iniciar no próximo mês, em Londres.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Hollywood faz festa para Obama

Aproveitando a passagem por Los Angeles nesta semana do candidato do partido democrata a presidência americana, Barack Obama, muitos famosos do cinema prometem fazer uma festa inesquecível.

Com o objetivo de arrecadar recursos para a campanha de Obama e claro, dar uma boa visibilidade ao candidato, subirão ao palco do Beverly Wilshire Hotel alguns grandes nomes do cinema como Steven Spielberg, que atuarão como mestres de cerimônias em uma noite que terá como ponto alto o show da diva Barbra Streisand. Os convites para a apresentação custam $2,5 mil.

Antes do show, acontece um jantar de gala, também recheado de famosos na Greystone Mansion, uma propriedade histórica de Beverly Hills, que já serviu como cenário para muitos filmes. O preço do jantar será bem mais "salgado" do que o do show, serão cobrados $28,5 mil por pessoa.

sábado, 13 de setembro de 2008

Changeling - Novo filme de Clint Eastwood


Depois de ser muito bem recebido no Festival de Cannes, Changeling chega em Outubro aos cinemas americanos e em Novembro no Brasil.
O novo filme dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Angelina Jolie e John Malcovich conta a história real de um escândalo de corrupção dentro da polícia de Los Angeles.

Em uma manhã de sábado, em 1928, num subúrbio de operários, Christine Collins (Jolie) se despede de seu filho, Walter, e sai para trabalhar. Ao voltar para casa, o garoto desapareceu e o drama de Christine começa.

Como o caso do desaparecimento chama atenção na imprensa, cinco meses depois a polícia anuncia publicamente que encontrou o garoto e prepara um grande circo da mídia para devolvê-lo para a mãe, mas no meio da agitação, Christine descobre que aquele menino que a polícia encontrou não é seu filho.

Quando ela pressiona as autoridades para continuar procurando pela criança, acaba descobrindo que mulheres que desafiam o sistema, quase nunca sobrevivem para contar a história.

Perdida e massacrada pelas autoridades, que chegam a interná-la em um manicômio, ela encontra um aliado no Reverendo Briegleb (Malcovich), que a ajuda a lutar contra a cidade inteira por seu filho desaparecido.

O nome "Changeling" se refere a uma lenda do folclore europeu, onde o filho de uma fada, troll, duende ou de uma outra criatura da floresta é usado para substituir uma criança humana sequestrada por um destes seres.

Clique aqui para conferir o trailer de Changeling.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Steven Soderbergh filma biografia de Liberace


Embora seja um personagem real, Liberace era bem mais estranho do que muitos personagens da ficção.

Falecido em 1987, o pianista ganha agora uma cinebiografia dirigida por Steven Soderbergh e com Michael Douglas no papel principal.

Matt Damon também está no elenco, no papel de Scott Thorson, o amante de Liberace. Com suas roupas chamativas, ele fez muito sucesso nas décadas de 50 e 60, polêmico, nunca chegou a assumir sua homossexualidade e até mesmo processou um tablóide britânico por insinuar que era gay.

Com roteiro de Richard LaGravanese, o filme ainda não tem uma previsão de lançamento.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Babado Forte! Spielberg é processado por plágio!



Babado fortísssimo! um grande problema judicial está começando a emergir na vida de Steven Spielberg gerado pelas semelhanças entre os roteiros de seu filme Paranóia (2007) e Janela Indiscreta (1954), clássico dirigido por Alfred Hitchcock.

Os herdeiros do escritor Cornell Woolrich, autor do conto "Murder From a Fixed Viewpoint", em que o filme de Hitchcock foi inspirado colocaram seus advogados em ação e exigem indenização da Dreamworks, estúdio que produziu Paranóia e de Steven Spielberg, produtor executivo, do mesmo.

Ainda não se sabe os números que envolvem a questão, mas com certeza, o desenvolvimento da ação legal deve dar no que falar...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Will Smith é o Último Faraó


O próximo filme de Will Smith será baseado em um personagem real, o ator foi escolhido para viver Taharqa, um faraó do Egito, de origem Núbia, que governou entre os anos 690 e 664 AC.

Taharqa foi o maior dos Faraós Núbios, considerado um grande estrategista militar, o faraó guerreou contra os Assírios e comandou uma época de muita riqueza no Egito.

O roteiro de "The Last Pharaoh" (O Último Faraó) está sendo escrito por Randall Wallace (Coração Valente) e o filme é um projeto pessoal de Will Smith que também assina a produção.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A volta dos Ghostbusters



Andaram negando, mas tudo indica que vem aí o terceiro filme da franquia Ghostbusters.

A produtora Columbia Pictures já teria inclusive contratado os roteiristas Lee Eisenberg e Gene Stupnisky para criar uma nova história.

A franquia gerou dois filmes, o primeiro de 84 e o segundo lançado em 89. No elenco Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson. Além dos filmes, os personagens viraram também desenho animado.

Tomara que os rumores sejam confirmados, pois os dois filmes da série são muito divertidos.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

The Duchess - biografia de personagem do sec XVIII reacende polêmica sobre Princesa Diana



Uma história de amor trágica entre pessoas proeminentes na corte britânica, um casamento de interesses, casos extra conjugais transformam a vida da esposa traída em um inferno e levam sua atenção para interesses sociais e políticos que a transformam em um modelo para toda a sociedade de sua época.

Parece familiar, não? Por incrível que pareça, esta história que se repetiu no século XX com Diana Spencer é na verdade de uma ancestral dela, da Duquesa Georgiana Spencer Cavendish, que viveu no século XVIII e que agora chega aos cinemas no filme "The Duchess".

Vivendo na época da Revolução Francesa, a Duquesa fez questão de deixar sua marca em uma época em que as mulheres não tinham voz, nem vez.

Adaptado a partir do best-seller de Amanda Foreman, o filme foi dirigido por Saul Dib e tem em seu elenco Keira Knightley (Duquesa Georgiana), Ralph Fiennes (Duque de Devonshire), Charlotte Rampling, Dominic Cooper. A estréia no Brasil está agendada para novembro.

Clique aqui para conferir o trailer de "The Duchess".