quarta-feira, 25 de março de 2009

Mais personagens reais nas telas


A realidade política tem despertado a atenção dos produtores de Hollywood e depois de W. e Frost/Nixon, vem aí um novo filme da HBO mostrando personagens reais, deste mundo turbulento.

Intitulado "The Special Relationship", o filme contará com Dennis Quaid, no papel de Bill Clinton e Julianne Moore como Hillary.

Mas quem acha que o filme será apenas sobre a vida pessoal do casal que chegou a enfrentar turbulências mil enquanto ocupava a Casa Branca está bem enganado: o relacionamento do título do filme é o de Clinton com o Primeiro Ministro Britânico Tony Blair, papel que estará mais uma vez nas mãos de Michael Sheen.

Para quem não se lembra, Michael já foi Blair em dois filmes: The Deal (2003), uma produção para TV, e A Rainha (2006); ambos dirigidos por Stephen Frears. A senhora Blair será novamente Helen McCrory, de "A Rainha".

O roteiro é do ótimo dramaturgo Peter Morgan (Frost/Nixon), que também está sendo considerado para a direção.

Anthony Hopkins será Hemingway no cinema


O escritor Ernest Hemingway é um grande nome da literatura universal e Hollywood parece ter se lembrado disso agora. Existem dois projetos de dois estúdios diferentes com intenção de mostrar a vida do autor no cinema.

O mais definido, por enquanto, é capitaneado pelo ator Andy Garcia e colocará em foco o relacionamento do escritor com Gregorio Fuentes, o capitão de Pilar, seu amado barco de pesca.

Intitulado "Hemingway & Fuentes", o filme será dirigido e roteirizado por Garcia, terá Anthony Hopkins no papel do escritor e Anette Benning como Mary Welsh, a última esposa de Hemingway.

O projeto tem o apoio e o auxílio de Hillary Hemingway, sobrinha de Ernest, que está ajudando no script.

Para Andy Garcia não se trata de uma cinebiografia, mas de um filme histórico que se aprofundará na psique do autor, seu relacionamento com Fuentes e seu grande amor pela pesca.

E para quem conhece a obra de Hemingway, o filme terá um interesse especial, já que Fuentes é considerado o inspirador do personagem Santiago, na obra prima de Hemingway, "O Velho e o Mar" (52).

quinta-feira, 19 de março de 2009

O Visitante (2007)




Richard Jenkins é uma daquelas caras conhecidas de Hollywood, que aparece sempre aqui e ali, mas sempre em papéis secundários: o chefe, o pai, o avô; um bom ator, mas que até agora não tinha conseguido um grande personagem para ficar na memória por muito tempo.

Este "O Visitante" é a exceção que justifica a regra; desta vez ele enche a tela retratando Walter Vale, um professor universitário viúvo, sem nada de especial, atravessa seus dias preso a uma rotina que mais parece uma morte ainda em vida. Uma atuação tão surpreendente, que valeu sua primeira indicação ao Oscar.

Mas um convite para apresentar um trabalho conjunto sobre Globalização em um Congresso na New York University aparece de repente e muda tudo; embora o professor more dentro do campus da faculdade em que leciona, em Connecticut, ele tem um apartamento em Manhattan, onde ao chegar, descobre estar ocupado por um casal de imigrantes que foram vítimas de um golpista.

A situação de Tarek (Haaz Sleiman), um músico sírio e de sua namorada senegalesa Zainab (Danai Gurira) provoca a compaixão de Walter, que os convida para permanecer no apartamento, enquanto procuram por outras acomodações.

E é no convívio com estes dois imigrantes ilegais que Walter começa a perceber que ainda está vivo, redescobre seu amor pela música e começa a sentir-se mais pleno; mas Tarek acaba sendo preso pelo serviço de imigração e o professor passa a ajudá-lo.

É quando entra em cena a mãe de Tarek, Mouna Khalil (Hiam Abbass), também uma imigrante ilegal, descobre Walter tentando evitar a deportação de seu filho.

Dirigido por Tom McCarthy, "O Visitante" é um daqueles pequenos filmes que mostrando um drama humano e particular consegue abrir a discussão e inicia um questionamento saudável sobre a forma desumana com que se encara o problema da imigração nos países ricos.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Natalie Portman e Brad Pitt juntos em comédia romântica



A Paramount adquiriu os direitos de filmagem de um livro bastante inusitado tanto em seu formato, quanto em seu quilométrico título: "Important Artifacts and Personal Property from the Collection of Lenore Doolan and Harold Morris, Including Books, Street Fashion, and Jewelry"; que pode ser traduzido livremente como "Artefatos importantes e propriedades pessoais da coleção de Lenore Doolan e Harold Morris, incluindo livros, roupas e jóias".

Escrito pela ilustradora Leanne Shepton, o livro tem o formato de um catálogo de leilão e traz fotos e descrições de objetos adquiridos pelo casal fictício e a importância de cada um destes bens no desenvolvimento de um relacionamento amoroso de quatro anos de duração.

Criativo, não? Segundo a Variety, a atriz Natalie Portman gostou muito do livro e o "apresentou" a Brad Pitt, que enxergou na história uma boa idéia para uma comédia romântica.

A preocupação do casal agora é a de encontrar um diretor e um novo título para o filme, já que o nome do livro é um pouco longo demais. Por enquanto não há uma previsão de data de lançamento para o filme.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Modelos nada Corretos (2008)




Dois funcionários de um fabricante de bebidas energéticas Danny (Paul Rudd) e Wheeler (Sean William Scott) fazem o marketing de seu produto fazendo palestras anti-drogas em escolas.

Mas em um dia especialmente complicado, os dois acabam envolvidos em um acidente que os leva ao tribunal e a advogada e ex-noiva de Danny, Beth (Elizabeth Banks) consegue reverter a pena de 30 dias na prisão, para 150 horas de serviços comunitários.

Mas as coisas complicam quando eles percebem que terão que prestar serviços em uma instituição que cuida de crianças problemáticas, passando o dia com elas, no papel de "irmãos mais velhos".

Para Dabby, a instituição aponta Augie (Christopher Mintz-Plasse) um adolescente nerd tão fanático por RPG que anda vestindo uma capa e carregando uma espada de brinquedo o tempo todo; enquanto para o mulherengo Wheeler caberá cuidar de Ronnie (Bobb'e J. Thompson), um garotinho de 10 anos, pequeno, boca suja e racista, com fama de fazer um inferno da vida de seus cuidadores.

O filme de David Wain não é nenhuma grande obra de arte, nem mesmo o tipo de comédia em que não se consegue parar de rir, mas mesmo assim ainda é uma boa diversão observar como os dois garotões, ainda necessitando de uma boa dose de crescimento e maturidade, conseguem levar sua tarefa.

Além disso, a batalha épica do final é uma das coisas mais divertidas que o cinema já fez nos últimos tempos... afinal, existe alguma coisa mais patética do que adultos brincando de batalha medieval?

"Modelos nada Corretos" entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 13/03.