sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Filmes para curtir no Halloween


Amanhã é Halloween, o dia em que segundo a tradição americana, os mortos caminham entre os vivos. Uma festa antes exclusiva dos americanos, têm crescido ano a ano em importância entre os brasileiros.

Nada melhor então do que aproveitar o final de semana prolongado para aproveitar o clima e curtir um bom filme de terror em DVD.

Preparei então uma lista com meus 20 favoritos. Claro que os clássicos do gênero têm um espaço maior nesta lista, mas dei preferência aos filmes que são antes de tudo fáceis de encontrar por aí, nas locadoras, já que as distribuidoras brasileiras parecem não ter muita disposição de colocar no mercado muita coisa interessante que chegou a sair em VHS, mas nunca foi lançado em DVD.


1- O Iluminado (The Shining, 1980)
2- O Exorcista (The Exorcist, 1973)
3- O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968)
4- A Profecia (The Omen, 1976)
5- Drácula de Bram Stocker (Bram Stoker's Dracula, 1992)
6- Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie Des Gravens, 1922)
7- Coração Satânico (Angel Heart, 1987)
8- Poltergeist, O Fenômeno (Poltergeist, 1982)
9- A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984)
10- Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981)
11- A Hora do Espanto (Fright Night, 1985)
12- Carrie, a Estranha (Carrie, 1976)
13- Os Outros (The Others, 2001)
14- Vampiros de Almas (Invasion of The Body Snatchers, 1956)
15- Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989)
16- Do Inferno (From Hell, 2001)
17- Os Pássaros (The Birds, 1963)
18- O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999)
19- Os Garotos Perdidos (The Lost Boys, 1987)
20- A Sentinela dos Malditos (The Sentinel, 1977)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Substitutos (Surrogates - 2009)



No futuro, a realidade virtual tem um novo aspecto, mais físico, por assim dizer.

Depois da criação de robôs perfeitos, que são identicos a seres humanos, os humanos nem saem mais de casa.

Controlados à distância, estes robôs passam a ser o "corpo" destes humanos e fazem por estes humanos todo o trabalho, sem ficarem cansados ou envelhecerem.

Mas mesmo em uma sociedade onde todo mundo passa o dia todo, deitado, de pijamas, ainda podem existir problemas.

É o que descobre o agente do FBI Harvey Greer (Bruce Willis), quando é chamado para investigar um crime cometido contra o robô de um estudante universitário, que ao ser destruído, também destruiu seu dono, exatamente o filho do cientista que criou aquela geração de robôs.

As investigações do crime levam Greer a uma comunidade que resiste a novidade e proíbe a entrada de robôs.

Esta adaptação de um HQ homônimo levanta algumas questões importantes sobre a desumanização da sociedade e ao mesmo tempo é um ótimo passatempo, que funciona como um bom filme de investigação policial.

Mas não é só isso, a direção de Johnathan Mostow, que tem vasta experiência em filmes de ação que envolvem muitos efeitos especiais, como "O Exterminador do Futuro 3" (2003), garante que "Substitutos" também tenha sua porção farta de cenas de ação eletrizantes.

domingo, 18 de outubro de 2009

Filme bom a caminho...

Com direção de Robert Redford, um novo filme, que começa a ser rodado nesta semana, promete jogar um pouco de luz sobre a história do assassinato do presidente Abraham Lincoln.

A história de "The Conspirator" se foca no que aconteceu após a morte do presidente, assassinado por John Wilkes Booth, mostrando Mary Surratt, a única mulher envolvida no crime, era dona de uma pensão e foi parar nos tribunais e acusada ao lado de seu filho, de fornecer armas aos conspiradores.

Frederick Aiken, um advogado idealista, herói da Guerra Civil, luta para provar a inocência de Surratt.
No elenco estão James McAvoy, Robin Wright Penn, Tom Wilkinson, Evan Rachel Wood, Kevin Kline e Alexis Bledel. O roteiro é de James Salomon.

Me parece uma história interessante, enquanto esperamos mais um pouco pela biografia de Lincoln prometida por Spielberg, estrelada por Liam Neeson.

domingo, 4 de outubro de 2009

Falando Grego (My Life in Ruins - 2009)



Em 2002, a atriz Nia Vardalos apareceu para um grande público através de uma pequena e divertida produção chamada "Casamento Grego"; de lá para cá a atriz canadense, de origem grega, andou fora das telas, sem nenhum grande projeto em vista.

Mas em 2009, ela resolveu voltar com tudo, escreveu, atuou e dirigiu a comédia romântica "Eu Odeio o Dia dos Namorados", onde voltou a contracenar com John Corbett, o galã de "Casamento Grego" e logo a seguir, partiu para a Grécia, para um projeto feito na medida para quem sabe, reviver um pouco de seu maior sucesso.

E este projeto é "Falando Grego", onde Nia é Georgia, uma professora de história americana, mas descendente de gregos, que trabalha como guia turística na Grécia, enquanto espera por uma boa proposta para ensinar em uma universidade americana.

Mas se nem ela valoriza seu trabalho, o que dirá de sua chefe que dá preferência a Nico (Alistair McGowan), o outro guia da empresa, reservando para Georgia sempre o pior ônibus e o grupo de turistas mais complicado.

Assim, ela parte para a estrada com um estranho grupo de americanos, ingleses e europeus, que não dão a mínima pela história da civilização grega, mas tem um apetite insaciável por compras de souvenirs de gosto discutível e uma vontade irresistível de arrumar confusão.

Mas nem todos são tão ruins, Irv (Richard Dreyfuss) um velhinho metido a engraçado, resolve ajudá-la a enfrentar a quase impossível tarefa e aos poucos Georgia vai percebendo que aquele trabalho pode também trazer de volta seu kefi, a palavra grega para alegria de viver.

Dirigido por Donald Petrie, o filme é um agradável passatempo que recebeu muitas críticas ruins, mas não deixa de ser uma ótima opção para quem quer dar algumas boas risadas e maravilhar-se com um visual que é deslumbrante. Ah! E por falar em visual, o do ator grego Alexis Georgoulis também não é nada mal.