terça-feira, 8 de junho de 2010

Game Príncipe da Pérsia chega aos cinemas



Baseado no famoso game homônimo "Príncipe da Pérsia" jamais esconde suas origens. Em cenas grandiosas, especialmente as de seu protagonista, o príncipe Dastan (Jake Gyllenhaal), apresenta acrobacias fantásticas e só realmente possíveis nas telas de jogos.

Já o pano de fundo do roteiro repete uma história conhecida de todos, uma nação poderosa envia seus exércitos sobre um pequeno, mas importante país liderado por Tarmina uma princesa/sacerdotisa (Gemma Aterton) usando como desculpa a existencia de armamentos que ameaçavam seu Império.

Mas como na história recente do Iraque, as alegações são apenas uma farsa montada pelo poderoso império para tomar posse de um valioso tesouro protegido pela sacerdotisa.

Claro que o príncipe, originalmente um pobre garoto de rua recolhido pelo rei Sharaman (Ronald Pickup), também é traído pelas reais intenções de seu império e acaba ajudando a princesa/sacerdotisa a cumprir sua missão de proteger uma adága mágica dos homens maus que a desejam e podem causar a destruição do mundo se a conseguirem.

No caminho dos dois ainda aparece um divertido sheik (Alfred Molina), que com suas confusões ajuda a criar uma boa dose de risadas, mesmo sendo, a princípio, um dos vilões da história.

Mas a maior novidade desta eletrizante aventura é mesmo a direção do top de linha Mike Newell, uma espécie de adição luxuosa a uma produção que provavelmente dá o pontapé inicial a uma nova franquia do grande Jerry Bruckeheimer, o produtor de nada menos que "Piratas do Caribe".

Sua presença garante uma belíssima fotografia para distrair os olhos entre uma luta e outra, porém não chega a emprestar à Gyllenhaal o maior diferencial da outra franquia da Disney, o carisma de Johnny Deep.