domingo, 23 de janeiro de 2011

Atração Perigosa - Ben Affleck é o diretor de filme policial acima da média



Charleston é um bairro de Boston que conquistou uma fama bastante negativa; a de ser a origem de diversas gerações de ladrões de bancos e carros-forte.

Nesta vizinhança nasceu e cresceu Doug MacRay (Ben Affleck); um dos maiores exemplos da manutenção desta tradição e ao lado de um grupo de amigos de infância, que trata como se fossem membros de sua família, já que foi abandonado pela mãe e seu pai sempre estava ausente entre assaltos e a prisão, dedica-se a fazer assaltos muito bem planejados a bancos da cidade e como seu pai passa a viver a serviço de uma versão irlandesa da máfia comandada pelo florista Fergus 'Fergie' Colm (Pete Postlethwaite).

Em um assalto a banco, acontece uma complicação: para conseguir fugir a quadrilha sequestra a gerente do banco Claire Keesey (Rebecca Hall) e mais tarde, descobre que se trata de uma moradora do bairro. Temendo que a garota identifique os membros da quadrilha para o FBI, Doug aproxima-se dela e os dois acabam vivendo um romance.

O segundo filme de Ben Affleck como diretor mostra que seu futuro atrás das câmeras pode ser enfim, brilhante. Depois de criar muita expectativa conquistando o Oscar de melhor roteiro em 1998 por "Gênio Indomável", seu filme de estreia, o ator teve altos e baixos em sua carreira, sem nunca mais voltar ao mesmo nível do início.

"Atração Perigosa" pode recolocá-lo no caminho certo, especialmente pelo trabalho do elenco que colocou o filme na lista de diversos prêmios importantes desta temporada, como o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Jeremy Renner e o BAFTA para Pete Postlethwaite.

Adaptando o livro "The Prince of Thieves", de Chuck Hogan, Ben traz a narrativa para Boston, sua cidade natal e em terreno conhecido encena mais uma vez a trama do ladrão que quer mudar de vida, mas tem contra seus planos inúmeros obstáculos para abandonar o único modo de vida que conheceu.

Com cenas de ação eletrizantes, "Atração Perigosa" é um filme acima da média e pode até surpreender conseguindo algumas indicações ao Oscar.