sábado, 2 de fevereiro de 2013

O lado bom (e muito maluco) da vida

Uma comédia romântica que busca afastar-se com todas as suas forças de todo e qualquer clichê do gênero mais batido de Hollywood; assim é "O Lado Bom da Vida".
O diretor David O. Russell ("O Lutador") mais uma vez opta pelo que é inesperado e fora dos padrões para tentar mostrar a sua visão particular de mundo.

Baseado no livro homônimo de Matthew Quick, adaptado pelo próprio diretor, o filme conta a história de Pat Solitano Jr (Bradley Cooper), um professor que está voltando para a casa de seus pais, depois de uma longa temporada em um hospital psiquiátrico. Um retorno que, tudo indica, é ainda prematuro.

Obcecado pela ex-esposa, ele passa a fazer tudo o que pode apenas esperando o momento de reatar com ela, no entanto ela não está só ausente de sua vida, como ainda tem uma ordem de restrição contra ele, que o proíbe de aproximar-se.

Não acontecem grandes flashbacks explicativos, mas aos poucos o público vai descobrindo como ele acabou internado e também conhecendo melhor o resto da família; Pat Solitano (Robert de Niro), o pai, é um bookmaker tão cheio de manias, que possivelmente tem TOC (Transtorno Obssessivo-Compulsivo), fanático por seu time de futebol americano, ele faz apostas malucas, perde dinheiro e depois põe a culpa em coisas como alguém estar usando a camisa errada perto dele, ou sentar-se no lugar errado no momento do jogo.

Ainda na esperança de reatar seu casamento, Pat Jr conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma jovem viúva, que também enfrenta problemas psicológicos sérios, mas que consegue ver nele alguma coisa além de seus inúmeros problemas.

A trilha sonora merece um destaque especial, melhorando diversos momentos do filme com canções irresistíveis.

Divertido, "O Lado Bom da Vida" é antes de tudo um excepcional trabalho de atores, não é a toa que quatro, dos oito Oscars a que concorre, são nas categorias que premiam atores, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, concorrem como protagonistas; enquanto Robert de Niro e a excelente Jacki Weaver, que faz o papel de mãe de Pat Jr, estão nas listas de coadjuvantes.
Aliás, Jennifer Lawrence já recebeu um Globo de Ouro por sua performance e é considerada uma das favoritas na disputa do Oscar de melhor atriz deste ano.