domingo, 19 de agosto de 2007

Remake: quando Hollywood conta a mesma história de novo



Existem histórias tão boas, que precisam ser contadas várias e várias vezes. Hollywood sabe disso, e assim, de tempos em tempos investe em remakes.

Traduzindo a expressão da indústria cinematográfica, um remake é uma nova versão para um script já filmado anteriormente. E por trás destas refilmagens podem estar inúmeras razões:

Quando alguém da indústria encontra uma história que poderia ser comercialmente interessante, mas que por ter sido produzida fora dos EUA, não teria muita chance no país, seja porque é falado em outra língua (e americano detesta filme legendado) ou porque mesmo com um bom script em mãos, o filme poderia render muito mais com um tanto de efeitos especiais e uma produção mais caprichada.

Alguns casos célebres para citar: O Chamado (2002), remake do japonês Ringu (1998), Vanilla Sky (2001), do espanhol Abra los Ojos (1997), A Gaiola da Loucas (1996), do francês La Cage aux Foules (1978) e Cidade dos Anjos (1998), do alemão Asas do Desejo (1987). São filmes que têm uma razão de ser própria em ambas as versões.

Se a barreira da língua serviu como incentivo nestes casos, existem outros motivados muito mais pela arte; o Psicose (1998) do diretor Gus Van Sant é uma homenagem que recria quadro a quadro o Psicose original (1960), trabalho do genial Alfred Hitchcock.

O próprio Hitchcock, refilmou muitas de suas produções inglesas do início de carreira, assim que chegou em Hollywood, e clássicos como "O Homem que Sabia Demais" (1934), chegaram "modernizados" para conquistar um público maior em suas versões renovadas.

Um exemplo bem recente é "A Guerra dos Mundos" (2005) dirigida por Steven Spielberg, recria o charmoso clássico da ficção científica de 1953, que por sua vez transpunha para a tela dos cinemas uma história de HG Wells que chegou a causar pânico entre a população americana, em sua adaptação radiofônica pelo ator e diretor Orson Wells, em 1938, quando ouvintes desavisados e atônitos imaginaram que a invasão alienígena narrada era real.

E existem histórias que são sempre refilmadas, como "Vampiros de Almas" (1956), dirigido por Don Siegel, que mostra estranhos alienígenas que vão aos poucos substituindo os verdadeiros habitantes de uma pacata cidade americana.

Se no original o roteiro podia ser visto como uma "parábola" Anti-McCarthysmo, sua primeira refilmagem (1978), dirigida por Philip Kaufman, deixa de lado as referências políticas para se fixar mais no lado ficção científica do roteiro. Lançado no Brasil como "Invasores de Corpos", o filme traz no elenco Donald Sutherland, Brooke Adams, Jeff Goldblum e Leonard Nimoy.

Vale prestar atenção também nas aparições relâmpago de Don Siegel e de Kevin McCarthy, respectivamente diretor e portagonista de "Vampiros de Almas".

E os dois filmes são tão perfeitos que acabam elevando muito as expectativas para a nova versão da história "A Invasão" tem Nicole Kidman e Daniel Craig (Casino Royale) nos papéis principais e foi dirigida pelo diretor alemão Oliver Hirschbiegel, (A Queda! As Últimas Horas de Hitler"). A estréia no Brasil está prevista para 12 de Outubro.


Clique aqui e confira o trailer de "A Invasão" no YouTube

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.