quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Mostra Helena Ignez, A Mulher do Bandido


A Caixa Cultural RJ promove de 8 a 20 de Janeiro, a mostra Helena Ignez, A mulher do bandido, numa retrospectiva cinematográfica, inédita no Brasil, com a exibição de 29 filmes em que Ignez atuou e dirigiu.

Uma das principais presenças femininas do cinema brasileiro, Helena Ignez atuou em filmes de diferentes gêneros e movimentos cinematográficos, como o Cinema Novo e o Cinema Marginal. A atriz inaugurou um novo estilo de interpretação, mas, contraditoriamente, alguns dos filmes em que atuou são pouco difundidos.

Helena Ignez nasceu em Salvador, em 1942. Ela nem pensava em ser atriz, quando, já em seu segundo ano do curso de Direito, assistiu uma peça teatral e encantou-se com a atuação de um grupo de jovens atores. Vislumbrou, então, a possibilidade de dar novos rumos à sua vida. Abandonou a faculdade e matriculou-se no curso de Arte Dramática da Universidade Federal da Bahia, num momento extremamente vanguardista do teatro baiano.

Ignez trabalhou com consagrados diretores de cinema e mestres do teatro, até mesmo com diretores da Broadway. Em sua primeira aparição no cinema, foi dirigida por Glauber Rocha no filme O Pátio (1959), o primeiro filme de ambos. Registrou seu nome de forma singular em obras cinematográficas, tais como O Padre e a Moça (1965), O Bandido da Luz Vermelha (1968), e Família do Barulho (1970).

Nos anos setenta fundou a produtora Belair com os cineastas Rogério Sganzerla e Júlio Bressane onde realizaram seis longas-metragens em três meses, algo único na historia do cinema nacional.

Considerada um ícone feminino, Helena Ignez recebeu recentemente uma homenagem e retrospectiva no 20º Festival de Fribourg, Suíça, com exibição 30 filmes em que trabalhou, exposição de fotografias, palestras, incluindo uma cine-instalação intitulada Electric Sganzerland.



Mostra Helena Ignez, A mulher do bandido
Local: CAIXA Cultural RJ – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 Centro (Metrô: Carioca)
Fone: (21)2544-7666/4080
Classificação: 16 anos
Programação completa clique aqui

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.