segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Rapsódia em Agosto (DVD)



Quando as tragédias de Hiroshima e Nagasaki completavam 45 anos, o diretor Akira Kurosawa resolveu recontá-las usando diversos ângulos diferentes.

Três gerações de japoneses estão ali representadas: os que viveram aquele momento terrível e o sentiram na pele, os que passaram por poucas e boas depois dele e, por conveniência, resolveram esquecê-lo, e aqueles que nunca tiveram qualquer contato com ele

Assim é "Rapsódia em Agosto", com belas imagens, o filme conta a história das férias de verão de uma família de japoneses, que decide deixar os filhos adolescentes com a avó, em uma fazenda próxima de Nagasaki, enquanto vai visitar um parente rico no Hawaii.
Os quatro adolescentes então, já criados com novos costumes, tomam contato pela primeira vez com a tragédia que se abateu sobre a região e mais especificamente sobre a família, no bombardeio de Nagasaki em 1945.

Os conflitos se intensificam quando o tal parente, um irmão da avó Kane (em interpretação brilhante da atriz Sachiko Murase), decide convidá-la a visitá-lo no Hawaii. Enquanto os adolescentes comemoram a idéia, a avó começa a reviver os dias de agosto de 1945, que mudariam para sempre sua vida.

Um maravilhoso e imperdível libelo anti-Guerra, que expõe dores que ficaram escondidas por muito tempo na alma japonesa.

Com um detalhe especial para os ocidentais, ver o galã americano Richard Gere esbanjando charme, enquanto diz a grande maioria de suas falas em japonês.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.