sábado, 11 de abril de 2009

Sem Vestígios (Untraceable - 2008)



Com a internet ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas neste final de década, é natural que o cinema a escolha como cenário para uma trama de um de seus gêneros mais populares, o suspense.

"Sem Vestígios" mostra o trabalho de uma agente especial do FBI, Jennifer Marsh (Diane Lane) especializada em cyber crimes, que se depara com uma denúncia sobre um site chamado "Kill With Me" (Mate Comigo) em que um gatinho é torturado até a morte na frente de câmeras.

Ela tenta tratar o assunto com seriedade, mas a dificuldade de encontrar o culpado, bem protegido por inúmeros truques e também a pouca importância que seus chefes dão ao crime inicialmente, a deixam sem armas para tentar resolver o caso.

Mas o psicopata não pára por aí, e logo, um ser humano é deixado para morrer na frente das câmeras e uma providência se torna necessária...

Discutindo com uma visão extremamente crítica os usos atuais da rede para propagação de conteúdo sensacionalista e violento, o filme além de ser um ótimo suspense, não tem soluções fáceis, joga para o público o início de uma discussão bem interessante.

Afinal, que tipo de conteúdo é mais consumido na rede? E na mídia tradicional? Vejo muita gente reclamando da programação da TV, especialmente dos tais "reality shows", que ao mesmo tempo em que são execrados, por sua absoluta inutilidade, continuam com uma enorme audiência.

Enfim, será que as emissoras e a própria internet não estão nos "servindo" quase exclusivamente com lixo porque têm certeza que este lixo será consumido ávidamente por gente que simplesmente tem preguiça de mudar o canal, ou procurar por coisas melhores e mais aproveitáveis?

Dririgido por Gregory Hoblit, um veterano no gênero, "Sem Vestígios" é ótima diversão, mas não só isso.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.