quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O making of de um clássico da Disney

 

Há muitas controvérsias sobre a veracidade histórica de "Walt nos Bastidores de Mary Poppins", mesmo assim, o filme dirigido por John Lee Hancock é o tipo de diversão leve e doce que ajudou a fazer das produções dos Estúdios Disney um grande sucesso de público.

Mesmo usando muita licença poética, o filme pretende documentar as difíceis e longas negociações entre Walt Disney (Tom Hanks) e P. L. Travers (Emma Thompson); a autora do livro infantil Mary Poppins; para conseguir a autorização para a adaptação para o cinema.

E depois de nada menos do que 20 anos de tentativas a distância, em 1961, finalmente a autora concorda em ir ao encontro de Disney, até Hollywood, para conversar sobre o assunto e participar do desenvolvimento do roteiro, mas nem precisa dizer que a escritora é uma pessoa difícil, quase intratável e não aprova absolutamente nada do que encontra por lá; da comida aos presentes que encontra em sua suíte do hotel, tudo serve como desculpa para suas críticas secas e inteligentes.

É claro que eventualmente acontece um entendimento e um final feliz, mas as reminiscências da autora, que apesar do sotaque e dos maneirismos, teve uma infância muito difícil na Austrália, trazem um lado melodramático para a trama e ajudam a explicar (e bastante!) todas as suas escolhas.

O trabalho do elenco é primoroso, todo mundo está bem no filme, especialmente Colin Farrell, que interpreta o pai alcoolatra de Travers.

Mas quem brilha de verdade é Emma Thompson, que consegue fazer com que o público acabe simpatizando com uma personagem que tudo indica ser uma portadora de distimia, aquela doença mental que causa mau humor crônico.

Vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1993 por sua performance em "O Retorno a Howard's End"; ela merecia pelo menos ter sido indicada desta vez, como foi ao Globo de Ouro, pela excelência em sua atuação que faz rir e chorar neste filme.

"Walt nos Bastidores de Mary Poppins" tem estreia agendada no Brasil para o dia 7 de Fevereiro de 2014.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.