Já anoiteceu, feche bem as portas e janelas da sua casa, coloque um colar de alho em volta de seu pescoço, proteja-se com crucifixo e tenha a mão uma estaca de madeira e reze, reze muito para que o "Príncipe das Trevas" não cruze seu caminho....
Quem nunca teve uma noite de pesadelos depois de assistir a um filme de Vampiro?Apesar de serem assutadores, demoníacos e extremamente implacáveis com suas vítimas, a imagem desses "sugadores de sangue" sempre trouxe um apelo de sedução muito forte, o mito do Vampiro ganhou forças e popularizou-se graças ao romance de Bram Stocker, editado em 1897, que o tornou conhecido no mundo todo.
Bram Stocker para escrever "Drácula", baseou-se em várias lendas existentes sobre o mito do Vampiro nas zonas rurais romenas, em fatos históricos e principalmente numa pesquisa feita no acervo do Museu Britânico em Londres, o que da um toque de realismo ao livro.
De acordo com muitas lendas romenas, os possíveis candidatos a Vampiro eram as pessoas que morriam excomungadas ou sob maldição e eram transformadas em Moroi (morto-vivo), até serem absolvidas pela Igreja, as crianças ilegítimas ou as não-batizadas, as bruxas e o sétimo filho de um sétimo filho, estavam condenadas também.
Os vampiros como é amplamente conhecido, detestam o alho, então os aldões locais esfregavam o alho em todas as portas e janelas das casas para se protegerem de possíveis ataques noturnos desses "sanguessugas".Em algumas aldeias, quem se recusasse a comer alho tornava-se suspeito imediato de vampirismo.
Mas de todas as lendas que envolvem o mito, a do Conde Drácula é a mais popular e a mais completa a esse respeito.
O personagem de Drácula foi baseado em Vlad Tepes, um principe tirano que reinou na região da Valáquia no século XV, conhecido por empalar cruelmente seus inimigos.
Vlad Tepes IV, nasceu na Transilvânia no ano de 1431, na cidade de Sighisoara. O apelido de Dracula significava filho daquele que pertencia à Ordem do Dragão, mas em romeno Dracula também significa Satanás.
Devido a sua tirania e seus métodos cruéis de castigar seus inimigos, o povo romeno o apelidou de Drácula que significa o "filho do Demónio" (em romeno, Dracula).
Segundo o livro de Bram Stocker, o príncipe Vlad foi amaldiçoado após blasfemar contra Deus e fazer um pacto com o Demônio, depois que sua amada Elisabeta morreu, tornando-se então um poderoso Vampiro que pôde pronlongar sua existência durante muitos séculos, se alimentando de sangue humano.
Vlad também ficou conhecido como "Vlad - O Empalador" porque gostava de mandar empalar seus inimigos, deixando-os agonizar até a morte. A morte por empalamento é uma das mais cruéis que existem, na qual a vítima é atravessada por uma estaca de madeira ou de ferro e espetada no chão para agonizarem até a morte, para prolongar o sofrimento das vítimas Vlad ainda mandava cegar as pontas da estaca.
Vlad era considerado extremamente cruel e sádico, "rezam" as lendas que ele sentia prazer ao torturar seus inimigos e que fazia refeições tranquilamente enquanto seus servos esquartejavam cadáveres.
A crendice popular do povo romeno atribui muitas histórias a respeito da crueldade de Vlad, uma delas é de que ele haveria recebido em uma certa noite a visita de pessoas pobres que habitavam seu povoado, e elas tinham suplicado ao principe que ele lhes ajudasse a acabar com o sofrimento cotidiano pelo qual elas passavam.Vlad concordou de imediato e pediu que fosse servido um banquete aos pobres e retirou-se do local, e como um verdadeiro "monstro" ordenou aos seus servos que trancassem as portas daquele local e que fosse ateado fogo, causando a morte de todos que lhe haviam suplicado sua ajuda.
Indagado do porquê praticara aquele ato de crueldade, Vlad alegou que havia simplesmente atendido ao pedido daquelas pessoas que tinham lhe procurado para pedir que ele as ajudasse a acabar com seu sofrimento.
Uma outra famosa lenda a respeito de Vlad, é que ele havia recebido a visita de embaixadores estrangeiros que recusaram-se a tirar o chapéu na sua presença, imediatamente ele ordenou que lhes pregassem os chapéus a cabeça.
Essas e muitas outras histórias a respeito de Vlad Tepes, contribuiram para que ele fosse considerado uma espécie de "Demônio" pelo povo, em seu reinado, a ordem era absoluta, pois ninguém se atrevia a roubar ou a cometer outros crimes com medo do empalamento.
Dizem que Vlad mandou empalar mais de 30.000 vítimas, e assim tornou-se um dos maiores genocidas da história.No ano de 1462 Vlad fugiu para a Transilvânia após a batalha no Castelo do Drácula e ficou 13 anos aprisionado.Em 1475 ele retornou ao trono da Valáquia e no ano seguinte ele foi assassinado.
Apesar de na América do Sul não haver muitos relatos de tradição vampiresca, existem muitas lendas sobre o asema, uma criatura derivada das bruxas que durante o dia tomava a forma de um velho ou velha que levava uma vida cotidiana normal, mas que a noite tinha a habilidade de se transformar num vampiro e fazia isso removendo a pele se transformando numa bola de luz azul.
Nessa forma de luz azul, ele invadia as casas durante a noite e sugava-lhes o sangue de suas vítimas, e se gostasse do sangue retornava e sugava todo o sangue da vítima causando a morte da mesma. Segundo a lenda, uma das formas de se proteger do asema era através do alho, ou então ingerindo ervas a fim de deixar o sangue azedo e impróprio para que o asema sugasse.
Mas a maior proteção contra esse vampiro era feita espalhando-se arroz ou semente de gergelim e garras de coruja na porta das casas, assim se o asema quisesse entrar precisava apanhar todas as sementes que ficavam extremamente escorregadias por causa das garras de coruja, e se ele persistisse na tarefa até o amanhecer, a luz do Sol o mataria.
Foi nas telas do Cinema que o mito do vampiro ganhou forma e popularidade, um dos primeiros filmes feitos sobre Drácula é "Nosferatu, o Vampiro, de 1922, de Mornau, ele tornou-se uma das obras primas do Cinema.
Já nos Estados Unidos, a Universal fez muitos filmes do gênero e na Inglaterra a produtora Hammer fez dezenas de filmes sobre Drácula, muitos deles estrelados pelo ator Cristopher Lee.
O ator do cinema mudo, Bela Lugosi também encarnou na pele do terrível "Principe das Trevas" diversas vezes, e dizem que ficou tão fascinado com seu personagem que mandou retirar todos os espelhos de sua casa, e que dispensava uma cama confortável para dormir, e em vez dela preferia um caixão.Os Anos 80 os vampiros também voltaram a incendiar as telas de Holywood em filmes como:"Os Garotos Perdidos", "A Hora do Espanto" e "Amor à Primeira Mordida", marcaram aquela geração.
Mas o mais completo e considerado um grande clássico do gênero é "Drácula de Bram Stoker" de Francis Ford Coppola que juntou a lenda do verdadeiro Conde Drácula com o livro de Bram Stoker. No filme Copolla explica como o Principe Vlad tornou-se um vampiro imortal e o porquê quis viver para sempre, explicação que não consta no livro de Stoker.
Mas foi nos anos 90 que a escritora Anne Rice deu aos vampiros uma alma sentimental, tanto no livro como no filme "Entrevista com o Vampiro", o vampiro Louis carrega sentimentos mortais, mesmo sendo imortal.Louis tem verdadeira piedade por suas vítimas, ao contrário de Lestat, que diverte-se em caçá-las.
Curiosamente foi inaugurado na Romênia um parque de diversões onde o tema é Drácula, uma espécie de "Disney World dos vampiros", o parque se chama Drácula-Land.
Os vampiros sempre serão um tema fascinante para encher as páginas dos livros, perpetuar lendas entre os povos e brilharem no Cinema, mas não confie neles, mantenha sua estaca e seu crucifixo por perto, porque nunca se sabe quando eles irão aparecer.
Texto escrito originalmente para a Revista Eletricidade por Valéria Maraviglia
Vampiros no Cinema:
As 7 Vampiras
Amor à Primeira Mordida
Blade I e II
Buffy, a Caça-Vampiros
A Dança dos Vampiros
Drácula de Bram Stoker
Drácula, Morto, mas Feliz
Entrevista com o Vampiro
A Hora do Espanto I e II
Nosferatu
A Rainha dos Condenados
À Sombra do Vampiro
O Vampiro do Brooklyn
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Vampiros - O Eterno Mito
Postado por Drika Maraviglia às 17:41
Marcadores: A Hora do Espanto, cinema, Drácula, Revista Eletricidade, vampiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Críticas e comentários são sempre bem vindos.