sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Amantes (Two Lovers - 2008)



A primeira impressão que se tem de Leonard (Joaquin Phoenix) é a de que é um homem estranho, sem ambição, ainda vivendo com os pais e trabalhando na lavanderia da família e logo no início do filme, presenciamos sua patética tentativa de suicídio.

Até os dias cinzentos de Nova York contribuem para reforçar a sensação de que o personagem está tão no fundo do poço, que nem a morte o quer; mas as coisas mudam completamente quando Leonard descobre uma nova vizinha em seu prédio, Michelle (Gwyneth Paltrow) parece ser o estímulo que ele esperava para sair de sua longa crise de depressão.

Como se não bastasse, ele ainda conhece Sandra (Vinessa Shaw), filha de um casal de amigos de sua família, a garota tem o total apoio da mãe de Leonard (Isabella Rossellini) para investir em um possível romance.

Mas para Leonard as coisas nunca são tão fáceis assim, e ele consegue se apaixonar por Sandra, mas também nutre um amor impossível por Michelle, que para complicar ainda mais a situação o arrasta para seu redemoinho pessoal que envolve problemas com drogas, álcool e um caso com um homem casado e rico.

Dirigido e roterizado por James Gray, "Amantes" é baseado livremente no conto "Noites Brancas" de Dostoiévski, em que um personagem sonhador torna-se obcecado por uma mulher que nutre por ele uma amizade platônica.

As ótimas ambientação e fotografia criam o belo pano de fundo que emoldura o show de interpretação de Joaquin Phoenix; velho conhecido do diretor com quem já havia feito Caminho Sem Volta (2000) e Os Donos da Noite (2007).

Além disso, os precisos retratos de personagens de Nova York remetem imediatamente à melhor fase de Woody Allen e seu enorme talento para encontrar o elemento humano por trás da paisagem de concreto.

Segundo Gray, Leonard foi escrito especialmente para Phoenix, que oferece, naquele que considera seu último filme, a sua melhor performance como um homem dividido e torturado.

"Amantes" deixa bem claro que a decisão de Joaquin Phoenix de aposentar-se das telas para talvez perseguir uma carreira na música é mesmo um desperdício. Tomara que mude de ideia.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.