segunda-feira, 21 de maio de 2012

Edgar Allan Poe é herói de ação em filme que ficcionaliza os últimos dias de sua vida


O escritor Edgar Allan Poe (John Cusack) é o personagem central neste suspense gótico que cria uma história ficcional para explicar o que aconteceu em seus ainda misteriosos últimos dias de vida.

Segundo o roteiro escrito por Ben Livingston e Hannah Shakespeare, o autor está em Baltimore, em uma péssima fase, enfrenta um bloqueio criativo e está constantemente bêbado e sem dinheiro, mesmo depois de ver seu trabalho reconhecido no mundo literário.

Assim, Poe não era muito bem aceito pela sociedade de Baltimore e vê seu envolvimento romântico com Emily Hamilton (Alice Eve), filha de um milionário local, não ser bem aceito pelo pai da moça, vivido por Brendan Gleeson.

Para piorar tudo ainda mais, um serial killer passa a basear-se em suas histórias para cometer assassinatos e o autor, inicialmente suspeito das mortes, se vê obrigado a colaborar com o detetive Fields (Luke Evans) para capturá-lo.

A surpresa do filme está aí e o que traz imediatamente as semelhanças com a franquia de sucesso Sherlock Holmes, o Poe de "O Corvo" transforma-se em uma espécie de herói de ação, perseguindo o assassino pelas ruas e até cavalgando atrás dele pela mata em alguns momentos.

O charme e a graça da versão holywoodiana do detetive de Conan Doyle foram substituídos pelo tom mórbido e por cenas pesadas de corpos sendo destroçados, por guilhotinas e pessoas enterradas vivas.

A direção de James McTeigue é um dos pontos altos do filme, e o trabalho decente do elenco, adiciona um interesse extra na obra que, de outra forma, seria apenas mais um suspense banal, diversão rápida para ser consumida com pipoca.

De positivo, seria ótimo que o filme aumentasse o interesse sobre a obra de Poe, esta sim, genial e digna de ser redescoberta.


Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.