quarta-feira, 27 de maio de 2009

Território Restrito (Crossing Over - 2009)




O público americano não gosta muito de se reconhecer nas telas, especialmente quando o retrato pintado no espelho não é exatamente aquele de cidadão moderno, que vive e deixa viver, independente de raça, cor, credo e origem.

Por isso, o excelente filme do cineasta sul africano Wayne Kramer, falando de forma sincera e clara sobre os problemas dos imigrantes ilegais nos EUA conseguiu desagradar a maioria absoluta dos críticos de cinema americanos.

Mas passado o choque inicial da constatação da proposital ausência da babaquice do politicamente correto nesta obra, resta um bom filme que narra diversas histórias de pessoas que para tentar a vida na chamada "Terra da Liberdade" descobrem que o tal do "Sonho Americano" tem cara de pesadelo.

O ponto em comum, que amarra todas as histórias é Max Brogan (Harrison Ford), um agente veterano da Imigração que para surpresa de todos e o embaraço dos burocratas robôs com que trabalha, se importa com os seres humanos que "flagra" desrespeitando as leis ao tentar sobreviver nos EUA sem a documentação legal necessária.

Entre estas pessoas, a imigrante latina interpretada por Alice Braga chega a implorar para o agente, enquanto é presa, sob o riso (sim, o riso!) de seus colegas para que alguém vá ao encontro de seu filho pequeno, que poderia ficar perdido para sempre se ninguém o ajudasse.

Em outra situação, uma garota muçulmana de 15 anos é apontada por seus colegas de classe ao FBI como suspeita de terrorismo apenas por não concordarem com o teor de seu trabalho de escola. Filha de imigrantes ilegais, embora esteja no país desde os 3 anos de idade e sem sequer falar a língua do país de seus pais, ela também é candidata a deportação.

Outra imigrante ilegal, uma modelo australiana interpretada por Alice Eve, descobre a duras penas que o sistema também tem suas falhas na pele do burocrata Cole Frankel (Ray Liotta) que exige da garota favores sexuais em troca de um acerto para sua documentação.

E por aí vai, com situações terríveis e diferenças culturais expostas de forma crua, a produção espera contar com a capacidade de indignação das plateias pelo mundo afora, já que nos EUA, a exemplo do ótimo "O Visitante", o filme ganhou fama de "filme de liberais"...

Bom, se é necessário ser liberal para enxergar seres humanos como dignos de tratamento humano, existe então alguma coisa de muito errada na mentalidade média da tal da "Terra da Liberdade". Ou não?

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.