segunda-feira, 6 de julho de 2009

Freud Além da Alma (Freud: The Secret Passion - 62)

Encontrei uma verdadeira pérola do cinema por acaso e pesquisando um pouco mais tarde, descobri que ela se encontra refém há muito tempo dos chamados canais pagos e indisponível tanto em sua versão VHS quanto em DVD, uma pena, já que "Freud, Além da Alma" (1962) é um daqueles filmes obrigatórios para quem tem um mínimo interesse em psicanálise.

Filmado em preto e branco, "Freud, Além da Alma" foge bastante dos padrões das cinebiografias por não fixar-se na história do personagem, mas por acompanhar o início de sua carreira e a base da formulação de suas teorias, que acabaria gerando anos mais tarde, a própria psicanálise.

Sigmund Freud era antes de tudo médico e após passar alguns anos clinicando, começa a ter um maior interesse no estudo da histeria, uma manifestação que na época não era levada muito a sério por seus colegas, que encaravam a doença quase como uma fraude, uma tentativa desesperada de obter atenção ou livrar-se das obrigações.

Mas seus estudos, inclusive como aluno do Dr Charcot, em Paris, o levam a novas, e surpreendentes conclusões, que na época serviram para que toda a comunidade médica conservadora de Viena, que era muito avessa a considerar a hipnose como uma ferramenta válida, torcesse o nariz.

Neste filme de John Huston, a própria fotografia em preto-e-branco ajuda a ressaltar o clima onírico, referindo a acontecimentos que muitas vezes não se tem certeza se são reais ou frutos da mente do médico ou de seus pacientes. Algumas das cenas, as que recriam sonhos relatados por pacientes, chamam atenção esteticamente, reforçando o fato de tratar-se de uma produção caprichada.

Aliás, capricho não só visual, como de conteúdo, já que o roteirista não creditado de "Freud Além da Alma" foi o filósofo francês Jean-Paul Sartre, uma das grandes mentes do século XX.

No elenco estão Montgomery Clift, Susannah York, Larry Parks e David McCallum.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.