quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Órfã (Orphan - 2009)



A Órfã é um filme de terror que já começa com um pesadelo terrível que tem uma maternidade como cenário; mas o pior ainda está por vir.

O pesadelo de Kate Coleman (Vera Farmiga) já dá uma pista sobre o tipo de sofrimento pelo qual ela e sua família passaram, a perda de um bebê no momento de seu nascimento, serve como gota d'água em um relacionamento familiar já bastante abalado por inúmeros outros pesadelos.

A solução? Adoter uma criança em um orfanato católico, numa tentativa de compensar tudo o que a família perdeu.
Kate e John (Peter Sarsgaard) então passeiam pela intituição e encontram Esther (Isabelle Fuhrman), quietinha em uma sala de aula, fazendo belos desenhos, a criança parece ser exatamente aquilo que os dois procuram: uma russa de 9 anos, demonstrando um comportamento exemplar e até uma inteligência acima da média.

Os outros dois filhos de Kate, Danny (Jimmy Bennett) e Max (Aryana Engineer), embora incomodados pela presença da garota, não se opõe, mas são os primeiros a perceber que os pais trouxeram para casa muito mais do que um novo problema.

A pequena Esther mostra aos poucos que não é só uma garotinha estranha com um gosto esquisito para vestir-se, mas uma perigosa psicopata que não hesita para matar qualquer pessoa que se coloca em seu caminho; contra ela, só o instinto materno de Kate, que mesmo "enterrado" sob os dramas vividos anteriormente acende o alarme.

Dirigido por Jaume Collet-Serra, que já tem o remake de "A Casa de Cera" em seu currículo, "A Órfã" é um bom terror com uma característica cada vez mais rara no gênero, um certo aprofundamento psicológico dos personagens.

Mas seu trunfo maior é a interpretação de Isabelle Fuhrman, que aos 12 anos constrói sua "pequena" assassina psicopata com tal brilhantismo que torna difícil ao espectador olhar novamente para as pobres "criancinhas órfãs", sem que um justificável arrepio de medo percorra a espinha.

Posts Relacionados por Marcador



2 comentários:

  1. a mulher do comeco fez o menino do pijama listrado

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse filme é bom demais cara.
    Filmão, eu recomendo.

    ResponderExcluir

Críticas e comentários são sempre bem vindos.