sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Julie & Julia (2009) - Uma história de amor à Gastronomia



Um intervalo de 50 anos separam as duas histórias reais das protagonistas deste filme; quando Julia Child (Meryl Streep) aparece na tela pela primeira vez, estamos no final da década de 40 e ela está chegando em Paris, ao lado do marido Paul Child (Stanley Tucci), um diplomata que acaba de ser transferido para a embaixada americana na França.

O casal é bastante improvável para os padrões mais tradicionais: formado por uma mulher alta, um tanto desajeitada, mas com uma personalidade exuberante e um homem pequeno, careca, discreto, mas perdidamente apaixonado por ela.

Acompanhamos os dois agindo como todo turista recém-chegado, e com aquela dose extra de desinformação que parece existir especialmente entre os americanos, quando descobrem por lá algo que está longe de ser um segredo: a excelência da culinária francesa.

Se apaixonam por ela, e em uma época em que o lugar das mulheres não era exatamente nas cozinhas de restaurantes, Julia luta contra os preconceitos até conseguir penetrar na mais conhecida e prestigiada academia de gastronomia francesa: O Cordon Bleu; na época uma escola essencialmente masculina que formava apenas a nata dos chefs de cuisine do mundo.

Nesse mundo reservado para poucos, a dona de casa começa a sentir a necessidade de dividir seu novo conhecimento com suas compatriotas, do outro lado do Atlântico, e ao lado de duas sócias francesas inicialmente, inicia uma escola e depois faz de um livro seu grande projeto: Mastering the Art of French Cooking, com suas mais de 700 páginas e 524 receitas; demora uma década para ser concluído e torna acessível pela primeira vez a culinária francesa para as donas de casa americanas.

E é aí que entra a segunda protagonista do filme Julie Powell (Amy Adams), inicialmente parece não ter nada em comum com Julia Child, além da nacionalidade.

Em um momento complicado de sua vida, depois de tentar escrever um livro e desistir, ela trabalha atendendo ao telefone da construtora responsável pelo projeto de reconstrução do World Trade Center, em 2002, após os atentados de 11/09.

Um trabalho estressante e sem perspectivas, sua vida consegue ainda piorar um pouco mais, depois que se muda para uma vizinhança nada charmosa no Queens e incentivada pelo marido Eric Powell (Chris Messina); embarca em um projeto ambicioso, o de fazer cada uma das 524 receitas descritas no livro de Julia Child, no período de 1 ano, dividindo sua experiência com o restante do mundo em um blog.

Como Julia, Julie se apaixona pela culinária francesa e fica tão obcecada pela culinarista e pelo projeto, que parece pronta a deixar de lado qualquer coisa em sua vida que esteja no caminho e até mesmo seu compreensivo marido, chega a perder a paciência com os altos e baixos da blogueira.

O roteiro da diretora Nora Ephron, baseado nos livros das duas personagens procura os pontos comuns e faz do filme um ótimo entretenimento, com boas interpretações dos dois lados da história, que nos fazem até mesmo acreditar que Meryl Streep, com seu 1,68m de altura é uma "giganta" desajeitada com mais de 1,80m.

Já para quem tem algum interesse, mesmo que mínimo por culinária, o filme é obrigatório e um prazer à parte. Apenas um conselho: nunca vá ao cinema com fome.

As cenas que envolvem comida boa, são tão explícitas, que podem fazer qualquer um, sair correndo do cinema, em busca do primeiro restaurante francês que puder encontrar.

Parece que a receita do filme tem bem mais de um ingrediente certo para entrar na lista dos "oscarizaveis" deste ano, embora neste quesito a gente nunca possa ter muita certeza sobre o que "sairá do forno".

Posts Relacionados por Marcador



3 comentários:

  1. O filme é recheado de cenas engraçadas e com diversos detalhes que não encontramos no livro, mas que são verídicos. Detalhes da vida de Julia Child e que no livro ficam meio perdidos, mas no filme tem um lugar bem definido.

    http://gargalhandopordentro.blogspot.com/2009/12/projeto-julie-julia-o-filme.html

    ResponderExcluir
  2. eu amei o filme quando o assisti ele e muito demais alem de que as receitas do filme parecem ser bem deliciosas

    ResponderExcluir
  3. o filme é interessante e charmoso,eu estudo gastronomia e amei ver que a nossa profissão esta cada vez mais reconhecida.

    ResponderExcluir

Críticas e comentários são sempre bem vindos.