sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Educação - (An Education - 2009)



Com a ainda bem comportada Londres do início da década de 60 como cenário, o filme Educação mostra a história de Jenny (Carey Mulligan), uma garota de apenas 16 anos, no último ano do equivalente ao nosso ensino médio, bem comportada e com notas suficientemente boas para pretender uma vaga em Oxford, como sonha seu pai Jack (Alfred Molina).

Mas como toda adolescente, ela também tem sua dose de rebeldia que no seu caso, se manifesta por sua paixão pela cultura francesa e por um desejo quase incontrolável de ter acesso a uma vida mais independente e glamurosa.

E tudo isso "cai em seu colo" quando o charmoso trintão David (Peter Saasgard) aparece em sua frente para resgatá-la de um temporal e de uma forma mais definitiva, de sua vida sem graça de estudante certinha, para uma vida adulta muito mais intensa e colorida.

E dos conflitos da ingênua Jenny, dividida entre seguir com os planos de ir para Oxford ou simplesmente ser feliz imediatamente, surge a discussão do valor da educação, em uma época em que a mulher não costumava mesmo sentir muita falta do diploma universitário, mas era quase imperdoável não ter um marido ao seu lado.

A jovem Carey Mulligan oferece uma interpretação de "gente grande", contracenando de igual para igual com atrizes experientes e brilhantes como Olivia Williams e Emma Thompson.

Dirigido por Lone Scherfig, o filme é baseado no livro autobiográfico da Lynn Barber e foi adaptado por Nick Hornby, o que garante uma qualidade superior nos diálogos. Além disso, a direção de arte recria brilhantemente o visual da época, com figurinos belíssimos, que representam uma atração extra.

"Educação" recebeu três indicações ao Oscar 2010: de Melhor Filme, Atriz (Carey Mulligan) e Roteiro Adaptado.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.