sábado, 21 de fevereiro de 2015

Um amor no meio de um drama


Mais uma cinebiografia que chega aos nossos cinemas, "A Teoria de Tudo" mostra a vida complicada de um dos mais brilhantes cientistas da história mais recente da humanidade, o físico Stephen Hawking. O filme é baseado no livro "Travelling to Infinity: My Life with Stephen" de Jane Wilde Hawking e talvez por isso tenha um maior enfoque no romance entre o cientista vivido por Eddie Redmayne e Jane (Felicity Jones), na época em que já trabalhava na tese que apresentaria para obter o seu PHD.

Como físico, a maior ambição de Stephen é a de encontrar uma teoria que explique a existência do Universo. Brilhante, Stephen conhece Jane em uma das festas da Universidade, mas não demora muito a começar a sentir os efeitos da Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa progressiva, que aos poucos vai paralisando todos os músculos do corpo.

O médico que o diagnostica é bem claro e diz a Hawking que ele tem apenas uns dois anos de vida, por isso ele decide acelerar tudo, seu casamento com Jane e seu trabalho de pesquisa.

O trabalho de Eddie Redmayne é primoroso e acompanhamos de perto cada uma das dificuldades que vão aparecendo na vida pessoal de Hawking, enquanto sua mente continua tão brilhante quanto antes, seu corpo parece que aos poucos vai desistindo da vida. Em comparação com Redmayne, o trabalho de Felicity Jones parece bem mais simples, embora seja bastante eficiente, ela ainda dá ao seu personagem toda a carga da mulher que, por amor, enfrenta cada uma das dificuldades com uma enorme resignação.

O filme não se aprofunda muito nas dificuldades do cientista para vencer suas condições físicas e continuar trabalhando e apenas sugere um conflito entre seu ateísmo e a religiosidade de Jane. O diretor James Marsh parece ter optado por um olhar mais distante dos conflitos, tentando mostrar um drama humano um pouco menos terrível do que a realidade parece sugerir.

Confira o trailer de "A Teoria de Tudo":


Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.