quarta-feira, 10 de março de 2010

"Brilho de Uma Paixão" traduz em imagens a poesia de John Keats



Um dos maiores poetas da língua inglesa, John Keats recebe uma cinebiografia a sua altura. Dirigido e roteirizado por Jane Campion de "O Piano" (93), o filme acompanha o envolvimento de Keats (Ben Whishaw) com Francis "Fanny" Browne (Abbie Cornish), que conheceu Keats através de amigos de sua família e mais tarde, passaria a ser sua vizinha, alugando parte da casa que o poeta dividia com o amigo Charles Brown (Paul Schneider).

Na história real, Fanny tinha uma relação especial com a costura e o filme não só se refere à ela, como a usa como desculpa para dar à personagem um belíssimo guarda-roupa, com vestidos e chapéus sofisticados, criados por Janet Patterson, que renderiam até uma indicação ao Oscar de Melhor Figurino.

Jovem, bonita e agitada, Fanny frequentava a sociedade local e isso incluia participar constantemente de festas e bailes, atividades que vão perdendo a graça e o interesse para a garota a partir do momento em que ela conhece o sofrido poeta e passa a visitá-lo, tomando seus livros emprestados e pedindo a ele, mais tarde, aulas sobre poesia.

Keats inicialmente nem presta muita atenção na garota, pois passa a maior parte do tempo cuidando do irmão Tom (Olly Alexander), moribundo, com tuberculose. Sem recursos, os dois irmãos são sustentados por Brown.

Após a morte de Tom, John passa a morar com Charles, e logo, os dois recebem também a família Brawne. Sob o mesmo teto, o romance finalmente floresce e Fanny torna-se a musa do poeta e inspiração para o belo poema "Bright Star", que dá título e é citado no filme, mas as convenções da época e a doença de Keats acabam atrapalhando as intenções do casal.

Além da beleza dos textos de Keats, também existe a beleza natural dos cenários onde o romance acontece e uma parte considerável do prazer de acompanhar esta trágica história de amor está no visual das paradisíacas paisagens inglesas e seus jardins, de flores do campo de cores muito vivas.

O tom é contemplativo, o texto, muita vezes, literário, e o filme foge completamente dos padrões a que nos acostumamos nos últimos tempos; mas a interpretação do casal central e o belíssimo visual tornam a história real de "Brilho de uma Paixão" uma obra imperdível, que deve agradar principalmente aos mais românticos.

O "O Brilho de Uma Paixão" chega aos cinemas brasileiros no dia 14/05.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.