quinta-feira, 18 de março de 2010

"Criação" traz o lado humano de Darwin para as telas



Desde a pulicação do seu trabalho mais importante: "A Origem das Espécies"(1859), o cientista Charles Darwin é visto por religiosos de diversas linhas como alguém cujas ideias devem ser combatidas a qualquer custo, todo o tempo, sempre sob a impressão e temor de que elas são capazes de desviar as multidões dos supostos caminhos da fé.

E esta talvez seja a maior razão para um personagem tão importantante para a ciência e, com uma história de vida tão rica e interessante para a própria humanidade, ter ficado até o século XXI fora do alcance do Cinema e da popularização que ele pemite.

Mas uma cinebiografia mais tradicional não teria muita chance, por isso entra em cena o livro "Annie’s Box", escrito por Randal Keynes, tataraneto de Darwin que coloca o enfoque no impacto das descobertas do cientista sobre sua vida familiar.

Com roteiro adaptado para o cinema por John Collee, a história que o filme de Jon Amiel conta é a de um Charles Darwin (Paul Bettany) deprimido após a morte de sua filha mais velha Annie (Martha West), que simplesmente reúne todos os dados de sua pesquisa em um grande baú de madeira, enquanto busca dentro de si mesmo as razões para publicá-lo.

E estas razões são explicadas em visões, devaneios, flashbacks e até mesmo alucinaçoes do cientista que tem como uma das maiores críticas de seu trabalho, a própria esposa Emma (Jennifer Connelly), que já era religiosa e torna-se ainda mais fanática após a morte da filha.

Vale destacar o trabalho da pequena atriz estreiante Martha West, que com apenas 10 anos de idade rouba todas as cenas em que participa e já demonstra aquele carisma que só as grandes estrelas costumam ter.

Sem qualquer compromisso didático de explicar a chamada Teoria da Evolução, "Criação" é um retrato humano e honesto, embora a primeira vista um pouco confuso de um cientista genial que em alguns círculos continua polêmico, mas que foi e ainda é essencial para tentar começar a compreender a verdadeira natureza do mundo em que vivemos, um dos mais importantes desafios da humanidade.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.