sexta-feira, 19 de março de 2010

Nem a presença de Denzel Washington salva "O Livro de Eli"



O mundo acabou há 30 anos, mas os poucos humanos que sobreviveram enfretam agora uma época de luta pela sobrevivência, onde água, comida e os restos da época em que ainda existia uma civiização, são bens preciosos disputados em batalhas mortais.

E neste cenário de horrores, em uma pequena vila que ainda reúne um grupo de humanos, aparece repentinamente Eli (Denzel Wahington) um estranho andarilho, que logo chama atenção de Carnegie (Gary Oldman), o líder de uma gangue de bandidos que vivem de atacar qualquer pessoa que cruze seu caminho.

Curiosamente, os bandidos de Carnegie têm ordens de procurar e recolher todos os livros que caírem em suas mãos pois o chefe busca um determinado livro que, segundo ele, teria poderes muito especiais e seria capaz de transformá-lo no homem mais poderoso da Terra.

Enquanto isso, Eli, não quer saber de encrenca, já que em algum momento do passado ele recebeu como missão carregar exatamente o livro que Carnegie procura a um lugar específico no Oeste.
Sendo que sua chegada a este lugar seria a última chance de salvação da humanidade.

Dirigido a quatro mãos pelos irmãos Albert Hughes e Allen Hughes, o filme até que tem um visual interessante, com as cores propositadamente modificadas, para tons acobreados, que aumentam ainda mais a sensação de desolação.
Além disso, todos os personagens usam estilosos óculos escuros quando estão fora das construções, para evitar perder a visão sob um sol escaldante.

A novata Mila Kunis faz o papel de Solara, a mocinha que decide ajudar o heroi em sua importante missão.

As lutas que acontecem são no melhor estilo kung fu. Apesar do visual e do estilo, não há o que salve este western pós-apocalíptico da tolice de seu roteiro e me espanta ver atores consagrados e respeitados como Denzel Washington e Gary Oldman participando de um projeto tão ruim.

Especialmente Denzel Washington, que se comprometeu tanto com a produção, a ponto de fazer aulas de lutas marciais para dispensar o uso de dublês nas inúmeras cenas de batalha.

"O Livro de Eli" entra com méritos próprios na lista dos piores filmes já produzidos da História do Cinema e só não consegue ganhar de "Waterworld" (1995), o pior de todos, porque tem apenas 118 min. de duração, contra os 135 min. do filme de Kevin Costner.

É... pensando bem... poderia ser pior.

Posts Relacionados por Marcador



Um comentário:

  1. Li vários elogios a este filme, mas ainda não o vi. Quero ver se procede ou não ...

    ResponderExcluir

Críticas e comentários são sempre bem vindos.