quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ecos de grandes clássicos ajudam a assustar em "Os Escolhidos"





Chegando aos cinemas brasileiros nesta semana uma agradável surpresa dentro da quase esquecida arte de assustar as pessoas em nossas salas escuras. "Os Escolhidos" (Dark Skies), filme do diretor Scott Stewart (Legião), tem um roteiro que provavelmente bebe na fonte de bons clássicos como Poltergeist (1982), Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) e até Os Pássaros (1963); todos referências absolutas no quesito medo, para começar, e se nem tudo é assim, tão inédito, ainda existe o mérito de que o resultado final é bastante assustador.

A família Barrett está em um momento delicado; Daniel (Josh Hamilton) está desempregado, sua esposa Lacy (Kerri Russell), que é corretora de imóveis, está com grande dificuldade no mercado de pós crise. Jesse (Dakota Goyo), um dos filhos do casal, está lutando para ser aceito entre garotos mais velhos, enquanto seu irmão menor, Sam (Kadan Rockett) passa a ter pesadelos estranhos.

Existe algo de muito estranho na casa e como em Poltergeist, aos poucos, a estranheza passa a dar lugar ao puro e simples pavor e como nem só as referências aos clássicos é válida, também cabe aqui a referência a um grande sucesso, bem mais recente; preocupados com o que está acontecendo na casa, a família espalha cameras por todos os ambientes, tentando flagrar o fenômeno, como em "Atividade Paranormal" (2007).

A narrativa consegue carregar o público através de sustos e mistérios, que não são facilmente revelados e estão bem longe de serem óbvios. O elenco faz um bom trabalho e os efeitos especiais, na maioria das vezes, apenas sugerem, acrescentando muito ao clima da produção.

Fato que por si só já coloca "Os Escolhidos" em um patamar superior, bem distante dos banhos de sangue e apelação que os  filmes do gênero terror andam apresentando ultimamente.

Uma gratíssima surpresa para quem, como eu, tem evitado um dos seus gêneros favoritos, pela simples ausência de bons filmes.

Review publicado originalmente na Revista Eletricidade

Posts Relacionados por Marcador



Um comentário:

Críticas e comentários são sempre bem vindos.