quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Filmes de 2010: The Blind Side




A presença de Sandra Bullock em uma produção quase sempre significa que se trata de um daqueles filmes para simples entretenimento, uma espécie de momento "Sessão da Tarde", para rir um pouco e esquecer da vida por um par de horas, até dobrar a esquina, na saída do cinema.

Mas sua indicação como melhor atriz dramática pelo filme "The Blind Side" (ainda sem nome em português) e vitória; dá pistas de que não estamos diante de seu habitual.

Em um roteiro adaptado a partir do livro "The Blind Side: Evolution of a Game", de Michael Lewis; que por sua vez conta a história real com jeito de fábula de Michael Oher (Quinton Aaron) um adolescente negro, filho de uma viciada em drogas; que consegue uma bolsa de estudos em uma escola Cristã, por insistência do professor de ginástica da instituição que enxerga nele, se não as habilidades, pelo menos o tamanho de um possível futuro atleta.

Mas as coisas acabam piorando para o garoto, quando todas as pessoas que costumam dar-lhe abrigo desaparecem e bem na véspera do Dia de Ação de Graças, ele fica vagando perto da escola, chamando a atenção da milionária Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), mãe de dois alunos, que acaba convidando Michael para passar a noite na casa dela.

Percebendo a situação terrível do garoto, Leigh e sua família o convidam para morar com eles e vão ajudando até que ele se revele como um verdadeiro talento no Futebol Americano e, desta forma, receba convites de inúmeras universidades americanas para continuar seus estudos.

Para quem não está habituado ao Futebol Americano, o título do filme faz referência a função de um jogador de defesa, que é encarregado de proteger o Quarter Back, o equivalente ao "centro avante" do futebol, de ataques de jogadores às suas costas, em seu chamado "ponto cego".

O diretor John Lee Hancock, por sinal, está se tornando um especialista nestas histórias excepcionais do esporte, ele já tinha em seu currículo "Desafio do Destino" (92), baseado em uma história real do beisebol e adapta para as telas mais esta outra grande história real e inspiradora.

A admirável e incompreendida atitude de uma mulher privilegiada, representante da mesma aristocracia sulista de onde saiu George W Bush e seu apoio "intelectual" e financeiro, normalmente formada por pessoas racistas e conservadoras, que inicialmente resolve estender a mão para alguém em um momento de necessidade, mas que acaba percebendo que aquilo estava fazendo bem não só para o garoto necessitado, mas também para sua família abastada.

E se a filmografia de Sandra Bullock até então não tinha muito mais do que entretenimentos leves e de fácil esquecimento a oferecer, agora ela adicionou um inesquecível exemplo de vida.

Estou torcendo que além do Globo de Ouro, o filme também renda para Sandra Bullock, sua primeira indicação ao Oscar!

"The Blind Side" ainda não tem nome em português e deve chegar aos cinemas brasileiros só no dia 26/03

Posts Relacionados por Marcador



2 comentários:

  1. Olha posso estar errado mas o nome em português parece que será O LAGO CEGO. ansioso para assistir esse FILME.

    ResponderExcluir
  2. A funcao da defesa no futebol americano nao e proteger o quarterback... mais valew o posts..

    ResponderExcluir

Críticas e comentários são sempre bem vindos.