sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lua Nova - The Twilight Saga: New Moon (2009)



E finalmente aconteceu a estreia nos cinemas de Lua Nova, outro filme na lista dos mais aguardados do ano, chegou aos cinemas do mundo inteiro no dia 20/11; a adaptação para o cinema do segundo, de uma série de quatro livros que contam a história de amor entre um vampiro e uma adolescente humana.

A expectativa se refletiu diretamente nas bilheterias, o filme gerou só no final de semana de estreia 274,9 milhões de dólares no mundo inteiro, que embora tenha ficado longe dos 394 milhões do recordista Harry Potter e o Enigma do Príncipe, posicionou Lua Nova no sexto lugar na lista de maiores bilheterias de todos os tempos.

Se o segundo livro trata mais sobre a depressão que Bella (Kristen Stewart) enfrenta pela perda de seu grande amor Edward (Robert Pattinson), que deixa Forks com seu clã de vampiros, por sentir que sua presença é uma constante ameaça a vida de Bella; o roteiro adaptado por Melissa Rosenberg prefere colocar em primeiro plano o mais cinematográfico triângulo amoroso que se forma pela aproximação de Jacob Black (Taylor Lautner); o ombro amigo (e musculoso) que aparece no caminho da protagonista no momento em que o amado Edward resolve desaparecer de vez.

Mas existe um problema que Bella nem imagina, a lenda Quilauate que fala de uma tribo de índios com poder de enfrentar e destruir os vampiros, não é uma mera história, mas uma realidade e com o tempo, a garota se vê no meio e precisando escolher entre um vampiro e um lobisomem.

Outro detalhe que chama atenção da garota é que após meses de abandono, ela percebe que consegue rever Edward em condições que envolvem adrenalina e desta forma, Bella começa a procurar atividades perigosas, como pegar carona com motoqueiros desconhecidos, correr com sua própria moto e finalmente arremessar-se ao mar de penhascos, para desespero de Edward, com quem continua mentalmente conectada.

O diretor Chris Weitz, com seu trabalho muito mais associado ao universo da comédia consegue um resultado razoável quando contrapõe notas mais dramáticas, como a apropriada citação de "Romeo e Julieta" no início do filme, com boas piadas aqui e ali, que aliviam um pouco a mão e oferecem um respiro para a tensão crescente rumo ao final.

E se no primeiro filme os responsáveis pelo perigo eram vampiros errantes, neste, o clã organizado e milenar dos Volturi, considerados realeza entre os de sua espécie, se transformam em ameaça.

Ao achar que Bella está morta, Edward resolve jogar-se nas mãos deles, criando um problema ainda maior, já que o lider deles Aro (Michael Sheen) o obriga a uma decisão que ele jamais gostaria de tomar, mas que só virá a se materializar no terceiro filme da saga, já em produção: Eclipse, com estreia prevista para 30 de Junho de 2010.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Críticas e comentários são sempre bem vindos.