sábado, 7 de novembro de 2009

Michael Jackson's This is It (This is It - 2009)



Ele ficou 10 anos longe dos palcos, mas já se preparava para voltar, Michael Jackson ensaiava aquela que seria a sua turnê de despedida.

Uma despedida em grande estilo, como todos sabem, "This is It" não chegou a acontecer e pelo que se vê no filme seria o maior e mais impressionante show que o artista faria em sua longa carreira que durou 45 anos.

O diretor do show Kenny Ortega filmou tudo, a preparação de cada número musical, com bailarinos, filmagens de background e todos os efeitos especiais que a tecnologia colocou a disposição do entretenimento, incluindo impressionantes técnicas de 3D.

O resultado é a sensação de que estamos vendo o show, claro que sem os figurinos e como todo ensaio, com Michael muitas vezes fazendo apenas a sugestão de sua incrível movimentação, mas para um bailarino como ele, só a sugestão do movimento já é suficiente para deixar as platéias extasiadas.

Falando em sugestão, cai também por terra a noção de que Michael tinha pouca participação no resultado final daquilo que nos acostumamos a ver nos palcos, sempre em um tom de voz doce, ele faz sugestões aos músicos, bailarinos, atores, diretor... enfim, tudo no show é resultado de sua visão e de seu conhecimento do mundo em que passou quase a vida inteira, o palco era o seu território.

E não há muito espaço no palco para vida pessoal, ou qualquer outro detalhe que ajude a compreender melhor o personagem, aquele que havia conquistado com suas muitas excentricidades, um espaço permanente em todos os tablóides sensacionalistas do mundo.

Mas não é ele que sobe ao palco, como se tivesse uma segunda personalidade, o homem quieto e tímido com apenas um fiapo de voz quando conversa com os membros de sua equipe, se torna um monstro e mesmo quando apenas sugere os movimentos que faria, não há como deixar de olhar para ele.

O registro de Kenny Ortega, que provavelmente seria usado como extra no DVD oficial do show remonta habilmente cada uma das canções com versões de dois ou três ensaios diferentes.

Também é muito interessante ver as filmagens que fariam parte do cenário, como em "Smooth Criminal", em que Michael contracena com Rita Hayworth em Gilda e foge de bandidos liderados por Humphrey Bogart e, é claro, o remake do video clipe de "Thriller" executado parte em vídeo 3D, parte no palco, com direito a famosa coreografia com os zumbis, são pequenas amostras daquilo que deixaria no público pronto para ir até Londres, com a certeza absoluta de ter presenciado o maior espetáculo da terra.

Posts Relacionados por Marcador



Um comentário:

  1. Drika,

    Michael Jackson é e será eternamente The Best!

    Tenho duas fotos do Michael, tirada em 07/10/1997, no Palace Hotel na África.
    Ele chegou todo sorridente e bem simpático.
    Estava lá porque ia ser padrinho de um casamento.

    Beijos.

    Rosana.

    ResponderExcluir

Críticas e comentários são sempre bem vindos.