domingo, 10 de janeiro de 2010

Uma emocionante história real sobre amizade



O diretor sueco Lasse Hallström refaz com muita doçura, um filme japonês de 1987 chamado “Hachiko Monogatari”, que por sua vez, conta uma história real, acontecida no início do século XX em uma vila japonesa, mas com jeito de fábula, daquelas que servem para ensinar às crianças sobre a importância da lealdade.

Um filhote de cão da raça japonesa Akita, por acidente, perde-se em uma estação de trem na periferia de Nova York e é encontrado por um professor de música Parker Wilson (Richard Gere); que temporariamente o leva para casa, com a ideia de encontrar seu verdadeiro dono.

Mas o dono nunca aparece e o professor, mesmo contrariando a vontade da esposa (Joan Allen), resolve adotá-lo de vez.

Um colega de Parker, o professor Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa) faz o link necessário com a cultura oriental e explica que o ideograma escrito na coleira do cãozinho significa Hachi, o número 8, que tem um significado muito especial dentro da cultura japonesa e passa a ser o nome do cachorrinho.

O tempo passa, o cãozinho cresce e desenvolve uma relação de muito afeto com seu dono, acompanhando-o todos os dias até a estação de trem, onde fica aguardando, quase imóvel, por sua volta ao final do dia.

Um belo dia, o professor não retorna do trabalho e mesmo assim, Hachi continua sua rotina, esperando por ele, por anos a fio, sempre no mesmo lugar, na estação ferroviária.

Com muita simplicidade e sem maiores apelos a pieguismos, o diretor consegue atingir em cheio o coração do público e chega a ser um desafio sair do cinema com os olhos secos.

Posts Relacionados por Marcador



3 comentários:

  1. eu olhei esse filme e achei lindo e me emocionei bastante

    ResponderExcluir
  2. eu me emocionei e muito lindo e triste por que o cachorro esperra 10 anos pelo dono no mesmo lugar todo dia

    ResponderExcluir

Críticas e comentários são sempre bem vindos.